Seja Bem Vindo, 18 de Outubro de 2017
Secretária de Saúde lança campanha Agosto Dourado em conscientização ao aleitamento materno.
Publicado em: 04/08/2017 ás 08:11:00

Agosto é o mês de incentivo e conscientização dos benefícios proporcionados pelo Aleitamento Materno. Dessa forma, se faz indispensável ressaltar que a saúde infantil está diretamente relacionada a alimentação que este bebê recebe e receberá principalmente nos primeiros 6 meses de vida.

Tudo no indivíduo começa a se desenvolver na infância. Logo, todas as ações realizadas durante este período repercutirá ao logo de toda a vida deste sujeito.

Muito mais do que prover a criança com alimento para o corpo, amamentar promove a nutrição dos aspectos afetivos, psíquicos e imunológicos. Além disso contribui para a redução da incidência da mortalidade e morbidade infantil. Como também, evita a diarreia, a infecção respiratória. Diminui o risco de alergias, o risco de hipertensão, o colesterol alto e o diabetes.

Como efeito positivo reduz a chance de obesidade, melhora a nutrição; potencializa a inteligência, o desenvolvimento da cavidade bucal, a proteção contra câncer de mama, evita nova gravidez, promove o vínculo afetivo entre mãe e filho e melhora qualidade de vida (BRASIL, 2015).

Outro aspecto a evidenciar, refere-se ao estabelecimento do vínculo mãe-filho, o binômio basal que subsidiará as futuras relações construídas e constituídas por ele, pois este vínculo permitirá que a criança experiencie sentimentos de confiança, amor, carinho, afeto segurança, bem-estar e etc. Sensações e emoções que serão imperativas para o desenvolvimento infantil (BOWLBY, 1969/1988).

Neste contexto, apresentar as vantagens do aleitamento se faz importante para a valorização, empoderamento e adoção desta prática como protagonista do processo de cuidado, por isso informar, difundir e explicar de maneira consolidada, integral e contextualizada, sobre o aleitamento materno em toda sua complexidade, especificidade e particularidade representa o principal objetivo deste mês.

Então, a Secretaria de Saúde, juntamente com o Núcleo de Apoio a Saúde de Família – NASF e os Programas Saúde da Família - PSFs, desenvolveram neste mês de agosto ações de conscientização e promoção do aleitamento materno. A saber:

  • 01/08 – Dia Mundial do Incentivo ao Aleitamento Materno: Divulgação e distribuição de panfletos e folders;
  • 09/08 – Entrevista: A importância do Aleitamento Materno;
  • 16/08 – Palestra: As Contribuições dos Exercícios Físicos para a Gestação;
  • 22/08 – Palestra: O Auxílio da Amamentação para a dicção, fala e formação da cavidade bucal do bebê;
  • 30/08 – Palestra: Saúde Bucal na gestação, troca de experiências e coffe break.